📱 O QUE VAI MUDAR COM O CRV DIGITAL?

 
⚠️ SIM! Agora o Documento CRV/DUT é Digital! De acordo com a a Resolução N° 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), foi aprovada a digitalização do Certificado de Registro do Veículo (CRV), do Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e do comprovante de transferência de propriedade (antigo DUT).
 
🚀 Esses departamentos vem trabalhando para promover a transformação digital dos seus serviços e vem buscando desburocratizar diversos processos. Na prática, pouca coisa mudou, principalmente para você que ainda tem o documento em papel-moeda verda. Porém, quem comprou e comercializou veículos a partir de 04 de Janeiro de 2021 vai precisar seguir novos passos.
 
🚗 A principal mudança para a versão eletrônica do Certificado, está na desvinculação do Documento Único de Transferência (DUT). Agora, quando o proprietário vender o veículo, terá de solicitar ao DETRAN a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).
 
👥 Após o preenchimento dos dados necessários ao processo, os procedimentos para a finalização continuam sendo o reconhecimento em cartório e a comunicação da venda do veículo — que pode ser realizada de forma presencial ou nos próprios cartórios credenciados.
 
📱 O CRV-e estará disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), além de poder ser acessado pelo site do Detran ou no portal de serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
🆕 Para saber mais, visite o site: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/contran-digitaliza-os-documentos-de-registro-e-transferencia-de-veiculo.